Alunos

FameLab – Talking Science

11 Dez , 2018  

FameLab é o concurso mais popular de comunicação de ciência do mundo, em que os candidatos dispõem de apenas três minutos para apresentar, perante um júri e uma audiência, um tema científico à sua escolha, sem qualquer apoio audiovisual.

O concurso é aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. O principal objectivo do FameLab é encontrar e formar bons comunicadores de ciência que poderão promover junto do público o interesse pela ciência e levar os mais jovens a seguirem carreiras cientificas.

 

FAMELAB PORTUGAL 2019 – 10.ª EDIÇÃO

A 10.ª edição do FameLab Portugal, decorrerá em 2019, onde irá manter o formato da edição anterior, no que se refere à existência de uma fase de apuramento presencial, constituída por várias eliminatórias regionais. Nesta fase, que decorre após a recepção das candidaturas, cada uma das eliminatórias é organizada por uma Universidade em parceria com um Centro Ciência Viva. As eliminatórias deverão decorrer nas instalações dos Centros Ciências Viva, espaços de excelência para a divulgação da ciência que se faz em Portugal.

Esta fase de apuramento regional permitirá aumentar o impacto e a divulgação nacional do FameLab, através das inúmeras redes de contactos das Universidades e Centros Ciência Viva.  Com o expectável aumento do número de candidaturas, prevê-se a organização de duas meias-finais nacionais, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, em que se realizou apenas uma meia-final.

Em resumo, a 10.ª edição do FameLab Portugal será composta pelas seguintes etapas:

  • Recepção de candidaturas em formulário electrónico, acompanhadas de vídeo de 3 minutos;
  • Seleção de candidatos para cada uma das eliminatórias regionais;
  • Fase de apuramento regional;
  • Meias-finais nacionais;
  • Masterclass em comunicação de ciência para os finalistas;
  • Final nacional;
  • Semifinal e final internacional no Cheltenham Science Festival (Reino Unido).

 

Para mais informações ou para participar toca aqui.