Praticar desporto

A prática do desporto é cada vez mais importante na sociedade e a AEFCL tem a consciência da necessidade que existe em criar condições para que os alunos possam praticar desporto regularmente em segurança e sem prejuízo de comprometerem os seus compromissos escolares.

A vontade de representar as cores da AEFCL tem sido motivo suficiente para incentivar os nossos alunos à prática desportiva, que ao aliarem este fator ao espírito de equipa e à competitividade oferecida, terão a garantia de todas as condições para orgulhar a faculdade que representam.

Assim, para poderes praticar desporto numa ou mais modalidades deverás dirigir-te à secretaria da AEFCL. O primeiro passo é o de te fazeres sócio, e depois terás também de fazer um exame médico desportivo, marcado previamente, com um custo de 7,5 €. Precisas ainda de entregar os seguintes documentos:

  • Fotografia digital (tipo passe);
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade;
  • Comprovativo de Matrícula.

História

O primeiro contacto oficial da AEFCL, com o desporto coletivo, foi na época de 1987/88, quando a Associação inscreveu uma equipa de Futebol de 5 que participou na 3.ª divisão distrital da AFL (Associação de Futebol de Lisboa). Esta equipa surgiu pelo interesse dos estudantes que participaram nos torneios internos da FCUL, sendo que nessa primeira época a equipa conquistou um torneio organizado pela AFL, após terminar o campeonato.

equipa_futebol5_94/95

Na época seguinte a equipa subiu à 2.ª divisão distrital e dois anos depois (1990/91) à 1.ª divisão distrital. Mais tarde, surgiu também uma equipa feminina, da qual três elementos chegaram a participar nos treinos da seleção nacional. A saída de alguns elementos da equipa de Futebol levou ao término do desporto federado da AEFCL, onde se inclui também equipa de Voleibol feminino, apesar do anterior sucesso das modalidades.

Por muitos dos registos se terem perdido no incêndio de 2013 não é possível apurar em que ano é que a AEFCL voltou a estar ligada ao desporto coletivo, no entanto, destaca-se a equipa de Rugby masculino, campeã na 2.ª divisão universitária, em 2012, que encerrou a sua atividade na época de 2014/2015.

No ano letivo 2016/2017,  a equipa de Futsal feminino conquistou um marco histórico, sagrando-se vice-campeã dos Campeonatos Universitários de Lisboa, marcando presença nos CNU (Campeonatos Nacionais Universitários) pela primeira vez, em Coimbra.