A AEFCL marcou ontem presença na inauguração do renovado Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande, que reabriu esta segunda-feira, tornando-se um centro de estudo, aberto 24 horas por dia, para todos os estudantes universitários de Lisboa. António Cruz Serra, o reitor da Universidade de Lisboa, mostra-se convicto de que esta obra vai contribuir para “a integração da academia dentro da cidade”.

inauguração caleidoscópio

Inauguração do Edifício Caleidoscópio no Jardim do Campo Grande

O Caleidoscópio será um espaço aberto “aos estudantes de todas as universidade de Lisboa, públicas e privadas”. Para o utilizar, os interessados só terão que apresentar o seu cartão da universidade, após o qual poderão usufruir da rede wi-fi existente no espaço, que está também equipado com impressoras.

Além da área de estudo, o edifício tem agora um auditório com cerca de 70 lugares, que António Cruz Serra espera que seja palco de iniciativas culturais várias, promovidas tanto pela Universidade de Lisboa como pelos próprios estudantes.

Na cave do imóvel existe uma galeria de exposições, que na inauguração do Caleidoscópio alberga uma mostra de fotografias do passado e do presente do edifício hexagonal, projetado por Nuno San Payo e construído da década de 70 do século XX.

No Caleidoscópio haverá ainda uma loja da Universidade de Lisboa e “uma biblioteca/centro de documentação”, sendo disponibilizados aos utilizadores “postos de consulta de bases de dados bibliográficas, de artigos científicos e teses que vão poder consultar”.

A funcionar 24 horas por dia, o espaço terá segurança permanente, explica o reitor, acrescentando que também a limpeza será conforme essa característica.

A inauguração fechou ao toque da TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, debaixo da pala de um Caleidoscópio totalmente renovado.