A Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa é constituída por quatro Órgãos Sociais:

Reunião Geral de Alunos (RGA)

A RGA é o Órgão de deliberação máximo da AEFCL, pelo que se apresenta como um espaço de encontro, diálogo e discussão onde os Estudantes de Ciências se reúnem para discutir assuntos relevantes sobre a realidade da nossa Faculdade. A RGA representa ainda um meio de comunicação direto entre os Estudantes de Ciências e a DAE, assegurando então que a auscultação dos Estudantes de Ciências é concretizada.

Mesa da Reunião Geral de Alunos (MRGA)

A Mesa da RGA é o Órgão coordenador da Reunião Geral de Alunos (RGA), composto por 3 Estudantes de Ciências.

A MRGA desempenha um papel fundamental na promoção da participação ativa dos Estudantes de Ciências na tomada de decisões e no desenvolvimento de ações que podem influenciar direta ou indiretamente a vida académica em Ciências.

Direção da Associação dos Estudantes (DAE)

A Direção da Associação dos Estudantes é o Órgão executivo da AEFCL. É composto por um número ímpar de Estudantes de Ciências não inferior a 11.

A DAE é responsável por representar os Estudantes de Ciências em diversos aspetos da vida académica, comprometendo-se acima de tudo a defender os direitos e os interesses dos Estudantes de Ciências com base na sua auscultaç\ão e assegurar a integração e o bem-estar destes na Comunidade Académica.

A DAE é atualmente constituída por:

  • Presidência;
  • Departamento de Desporto;
  • Departamento Cultural e Recreativo;
  • Departamento Pedagógico e de Política Educativa;
  • Departamento de Comunicação e Imagem;
  • Departamento de Apoio ao Associativismo;
  • Departamento de Saúde e Ecologia;
  • Departamento de Inclusão e Integração;
  • Departamento de Recursos Humanos;
  • Departamento de Relações Externas.

Conselho Fiscalizador (CF)

O Conselho Fiscalizador é o Órgão que fiscaliza a atividade e a contabilidade da AEFCL, bem como o cumprimento dos seus Estatutos. É composto por 7 Estudantes de Ciências, eleitos através do Método de Hondt, que não se proponham a integrar nem a DAE, nem a MRGA.

O Conselho Fiscalizador desempenha um papel crucial na supervisão e escrutínio das atividades e contabilidade da AEFCL, assegurando a sua transparência. Além da sua supervisão contínua, tem o dever de emitir um parecer fundamentado sobre as atividades e contabilidade da AEFCL de 3 em 3 meses e emitir ainda um parecer fundamentado sobre o relatório anual de atividades e contas apresentado pela DAE até 1 semana após a sua receção.

Compete ainda ao Conselho Fiscalizador velar pelo cumprimento dos Estatutos da AEFCL e deliberar sobre os possíveis casos omissos nos mesmos.