Uma equipa da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa venceu o Prémio Inovação Ageas – Novo Mundo, com o projeto dryVHP.

Com o objetivo de construir aparelhos de esterilização mais rápidos e eficazes ou aparelhos de esterilização portáteis e não elétricos para missões humanitárias, esta tecnologia foi concebida no Centro de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa por Fadhil Musa, antigo estudante do mestrado em Bioquímica.premio-fcul-ageas

Atualmente é colaborador no Redox Biology Group do mesmo centro e pelos professores orientadores do projeto de mestrado, do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa, Fernando Antunes e João Pires da Silva.

E foi precisamente o caráter inovador deste projeto que valeu aos seus autores a vitória na 1.ª edição do Prémio Inovação Ageas – Novo Mundo, aos quais foi atribuído um prémio monetário no valor de 7.500 euros, bem como uma experiência de incubação durante três meses na Healthcare City.

A médio prazo, a equipa também pretende construir equipamentos de esterilização adaptados para laboratórios que sejam uma melhor solução do que as propostas atualmente disponíveis, cujas tecnologias são muito tóxicas.

premio-fcul-ageas-cover